Turismo sustentável e assessoria de imprensa: comunicando práticas responsáveis

A sustentabilidade é um assunto cada vez mais discutido no mundo todo. Com o cenário atual de mudanças climáticas e aquecimento global, investir em práticas sustentáveis tornou-se algo urgente.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Patrícia Chemin

9/17/20242 min ler

A sustentabilidade é um assunto cada vez mais discutido no mundo todo. Com o cenário atual de mudanças climáticas e aquecimento global, investir em práticas sustentáveis tornou-se algo urgente.

Isso vale também para o turismo, setor em que os princípios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) devem ser abordados como um eixo estratégico para os negócios. A sustentabilidade pode ser aplicada em todos os ramos do turismo, ao promover um equilíbrio entre natureza, economia e comunidade a longo prazo.

Importância do turismo sustentável

Segundo o Relatório de Viagens Sustentáveis de 2024 da Booking.com (realizado a partir de uma pesquisa online feita em fevereiro deste ano), 87% dos viajantes brasileiros querem garantir que as viagens que farão no próximo ano sejam mais conscientes em relação ao meio ambiente.

Ou seja, quando destinos e empreendimentos turísticos decidem investir em ações sustentáveis, isso atrai mais turistas conscientes, que valorizam esse tipo de prática. Também é algo que contribui para a preservação ambiental do entorno, cria uma reputação positiva e ajuda a promover um turismo mais ético.

Práticas responsáveis no turismo

Hotéis e atrativos turísticos, por exemplo, podem implementar uma série de práticas sustentáveis e centradas nos princípios ESG, como uso de fontes de energia renovável e redução do uso de plásticos descartáveis. Isso fortalece a imagem do empreendimento como responsável e ético, tornando-o mais atrativo para turistas de todo o mundo.

Porém, muitas vezes, tais ações, por acontecerem nos “bastidores”, passam despercebidas pelos hóspedes ou possíveis futuros clientes. Então, entra a importância de comunicar essas práticas responsáveis por meio de uma assessoria de imprensa especializada, que pode levar esses fatos à imprensa e, por fim, ao conhecimento do grande público.

Comunicação de ações sustentáveis

Cliente da Assimptur desde 2021, a Nascente Azul, complexo de ecoturismo em Bonito, é um empreendimento modelo em sustentabilidade no turismo. Desde a sua criação em 2008, investe em uma série de trabalhos de recuperação ambiental, como reflorestamento da vegetação ciliar, recuperação do solo e dos cursos d’água e ampliação das áreas de reserva legal do complexo.

Pautas divulgadas pela Assimptur a respeito desse tema já foram destaque na grande mídia e em veículos especializados por diversas vezes. Nos últimos anos, a Nascente Azul foi também certificada pelo Instituto Chico Mendes com o Selo Verde de Responsabilidade Socioambiental e premiada pelo Latin American Quality Institute (LAQI) em reconhecimento ao trabalho de excelência em ESG.

A Assimptur também divulga na mídia as práticas sustentáveis implementadas por outro de seus clientes, o The Westin Porto de Galinhas. O resort aplica a redução do descarte de resíduos plásticos, um programa de reciclagem que ajuda instituições locais, a minimização do consumo de combustíveis fósseis e energia, o tratamento próprio de esgoto, a limpeza periódica da praia em frente ao resort e muito mais.

Investir em uma assessoria de imprensa especializada é essencial para aumentar a visibilidade sobre práticas ESG do seu negócio turístico. A Assimptur, com sua experiência de mais de 30 anos no mercado de turismo e cases de sucesso, está pronta para transformar o seu empreendimento em notícias positivas e relevantes.

Foto: Gerd Altmann por Pixabay