O papel do clipping na assessoria de imprensa

No trabalho de uma assessoria de imprensa, algumas tarefas são essenciais e devem fazer parte da rotina de um assessor. Entre elas estão a construção de releases para divulgação do cliente na mídia, a criação de ações especiais, como press trips e eventos com jornalistas, e o clipping.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Patricia Chemin

11/13/20242 min ler

O papel do clipping na assessoria de imprensa

No trabalho de uma assessoria de imprensa, algumas tarefas são essenciais e devem fazer parte da rotina de um assessor. Entre elas estão a construção de releases para divulgação do cliente na mídia, a criação de ações especiais, como press trips e eventos com jornalistas, e o clipping.

O que é clipping?

O clipping é uma das etapas mais importantes no trabalho da assessoria de imprensa. Nada mais é que o monitoramento e a coleta de todas as menções sobre o cliente na mídia, o que inclui diversas fontes, como matérias online e impressas, programas de rádio e de TV e postagens em redes sociais.

Tais menções podem ser provenientes de releases desenvolvidos pela assessoria de imprensa, de entrevistas intermediadas pelos assessores, de resultados de press trips e eventos ou do relacionamento estabelecido previamente com os jornalistas e formadores de opinião.

A importância do clipping

A prática do clipping é essencial para manter o cliente atualizado sobre o que saiu na mídia a seu respeito. É dessa forma que o assessor de imprensa consegue analisar métricas e a qualidade do trabalho que foi realizado.

A partir de uma análise atenta dos conteúdos reunidos, é possível extrair uma série de conclusões, como identificação de tendências e de que temas são relevantes naquele momento para os veículos de comunicação, percepção de possíveis crises de imagem e avaliação do impacto de cada ação realizada pela assessoria de imprensa, além de identificar oportunidades de melhoria, reconhecendo quais estratégias têm rendido bons resultados e quais precisam de ajustes.

Com o clipping bem feito, é possível desenvolver um trabalho mais adequado para aquele cliente em questão.

Rotina de clipping

Para que o trabalho seja eficiente, é necessário ter uma rotina sistemática de clipagem, que pode ser diária ou semanal. Assim, não há o risco de conteúdos passarem despercebidos.

O clipping é feito com o uso de ferramentas de monitoramento de mídia, que ajudam a compor buscas de palavras-chave específicas. Essas ferramentas podem ser contratadas com plataformas de gestão de assessoria de imprensa, que registram automaticamente as menções na mídia, ou por meio de recursos gratuitos, como os mecanismos de buscas do Google. Ferramentas automáticas ajudam a agilizar o processo de clipping, mas é importante revisar e concluir o trabalho de forma manual.

Após essa etapa de coleta, o assessor de imprensa pode organizar os materiais reunidos em relatórios que são encaminhados ao cliente de forma regular.

Foto: StockSnap por Pixabay