Monitoramento de tendências e a criação de releases
Profissionais de comunicação têm sempre que estar atentos às últimas notícias e tendências do momento, independentemente da área específica de atuação. Este monitoramento de notícias é importante não só para se manter atualizado em relação a temas relevantes do momento, mas também para auxiliar em tarefas comuns do trabalho.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Patrícia Chemin
5/30/20252 min ler


Monitoramento de tendências e a criação de releases
Profissionais de comunicação têm sempre que estar atentos às últimas notícias e tendências do momento, independentemente da área específica de atuação. Este monitoramento de notícias é importante não só para se manter atualizado em relação a temas relevantes do momento, mas também para auxiliar em tarefas comuns do trabalho.
No caso do assessor de imprensa, estar atento às novidades é uma boa forma de pensar em novas pautas para releases, que estão entre as ferramentas mais importantes de divulgação de clientes.
Associar a marca do cliente com um assunto que está em alta é uma boa forma de melhorar o seu ranqueamento em motores de busca, como o Google, e aumentar a sua visibilidade organicamente na web e em redes sociais.
Como fazer um monitoramento
Em primeiro lugar, é necessário definir bem os tópicos que deseja monitorar, de acordo com o que é relevante para seu setor de atuação e seus clientes. Vale também identificar expressões e hashtags comumente usadas em diferentes plataformas.
No mundo atual, nem todas as informações que circulam na internet são verdadeiras e confiáveis. Por isso, preste atenção na fonte das informações para não cair em notícias falsas ou equivocadas, dando preferência a veículos de comunicação com credibilidade.
Na hora de realizar o monitoramento, alguns fatores podem ser levados em consideração. Um deles é o volume de menções das palavras-chave, tanto em redes sociais quanto na web de forma geral, assim como o aumento do número de notícias sobre um assunto específico.
O engajamento do público também é importante, incluindo comentários positivos e compartilhamentos. Além de estar atento aos canais de notícias e redes sociais, algumas ferramentas podem ajudar nesse trabalho, como o Google Trends, de uso gratuito, que mostra termos em alta e uma boa análise segmentada.
Releases com assuntos em alta
Para um assessor de imprensa, tudo isso pode ajudar a estabelecer novas concepções e a desenvolver novos conteúdos, como pautas de releases, de acordo com o nível de relevância de um assunto, além de posicionamento de marca e estratégias de comunicação. Notícias do momento podem ser bons ganchos jornalísticos para uma nova pauta.
Em relação à criação de releases baseados em tendências atuais, é sempre importante agir o quanto antes, para não perder o chamado “timing” do assunto. Hoje em dia, os assuntos viralizam rapidamente e caem no esquecimento com a mesma velocidade. Se demorar demais, o tema em questão já terá perdido relevância.
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Foto: Tech Daily na Unsplash