Habilidades e conhecimentos do assessor de imprensa no turismo
Dizem que quem entra no turismo não quer sair desta área. Realmente, é fácil se apaixonar por uma indústria que se dedica a proporcionar momentos especiais às pessoas e na qual a maioria das notícias é de caráter positivo. Para o assessor de imprensa especializado em turismo, não basta ser um apaixonado pela área, mas também acumular conhecimentos específicos do setor. Vale dizer aqui que muitos deles são aprendidos ao trabalhar na área
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Patricia Chemin
8/23/20252 min ler


Habilidades e conhecimentos do assessor de imprensa no turismo
Dizem que quem entra no turismo não quer sair desta área. Realmente, é fácil se apaixonar por uma indústria que se dedica a proporcionar momentos especiais às pessoas e na qual a maioria das notícias é de caráter positivo.
Para o assessor de imprensa especializado em turismo, não basta ser um apaixonado pela área, mas também acumular conhecimentos específicos do setor. Vale dizer aqui que muitos deles são aprendidos ao trabalhar na área.
Conhecimento sobre o setor de turismo
O conhecimento amplo sobre o turismo pode ser desenvolvido ao longo do tempo, principalmente através do contato com os próprios clientes, do networking com jornalistas e assessores da área e de outras experiências profissionais.
Mais do que saber comunicar, o assessor precisa entender as dinâmicas do turismo, como sazonalidades, tendências de mercado, comportamento do viajante, novas tecnologias, desenvolvimento de produtos turísticos etc. Também é importante saber terminologias específicas da área, desde OTAs (sigla para “Online Travel Agencies”) a RevPAR (na hotelaria, significa “receita por quarto disponível”) e muito mais.
Desenvolver esse conhecimento permite identificar boas pautas, antecipar oportunidades, ter um bom diálogo com os clientes e oferecer informações relevantes à imprensa.
Relacionamento com a mídia tradicional e os influenciadores
Para levar as pautas dos clientes ao conhecimento do público, o assessor de imprensa especializado em turismo precisa manter uma boa rede de contatos, equilibrando a mídia tradicional, como revistas, sites e jornais, e as redes sociais, onde estão os influenciadores e outros criadores de conteúdo.
O assessor deve saber como e em que momentos abordar cada um desses profissionais, construindo relações de confiança que facilitem a divulgação espontânea e positiva do cliente.
Produção de conteúdo focada no storytelling
No turismo, é fundamental saber contar histórias, de modo que o conteúdo inspire o leitor ou espectador a querer viajar. O storytelling deve aparecer mesmo em releases, conectando o público à proposta do destino ou do serviço, explorando aspectos culturais, sensoriais e emocionais da experiência de viajar.
O assessor atua como curador das narrativas que inspiram e informam viajantes. Também é importante ter o domínio da escrita criativa e técnica, traduzindo informações institucionais em conteúdos atrativos, que despertem o desejo de conhecer destinos ou produtos turísticos.
Foto: Edeltravel_ from Pixabay