Como o mailing é usado a favor do trabalho do assessor de imprensa?

No trabalho de uma assessoria de imprensa, o release é uma das estratégias mais importantes de divulgação. Parte desse processo é a elaboração de um bom mailing, um banco de dados com contatos de repórteres, editores, produtores e outros profissionais da imprensa (informações obtidas de forma legal e consentida). É exatamente para os jornalistas presentes nesse mailing que o release será distribuído. Por isso, ele deve ser elaborado de maneira estratégica: o assessor deve ter em mente quais profissionais e, principalmente, quais veículos de imprensa terão mais interesse na pauta enviada.

Patrícia Chemin

5/6/20252 min ler

Como o mailing é usado a favor do trabalho do assessor de imprensa

No trabalho de uma assessoria de imprensa, o release é uma das estratégias mais importantes de divulgação. Parte desse processo é a elaboração de um bom mailing, um banco de dados com contatos de repórteres, editores, produtores e outros profissionais da imprensa (informações obtidas de forma legal e consentida).

É exatamente para os jornalistas presentes nesse mailing que o release será distribuído. Por isso, ele deve ser elaborado de maneira estratégica: o assessor deve ter em mente quais profissionais e, principalmente, quais veículos de imprensa terão mais interesse na pauta enviada.

Segmentação do mailing

Para isso, é importante segmentar o mailing de forma assertiva, de acordo com cargos dos profissionais de imprensa, editoriais de cobertura e regiões do país. O assessor deve identificar, por exemplo, se a pauta tem relevância nacional ou mais regional.

Assim, a distribuição será melhor direcionada e mais personalizada. Afinal, nem sempre funciona a lógica de quanto mais contatos, melhores são os resultados. Em algumas divulgações vale um disparo maior, enquanto outras exigem um posicionamento mais estratégico.

A ferramenta do mailing também funciona como um canal direto de comunicação com os profissionais da imprensa para além da distribuição de releases, como para convites para eventos e press trips e sugestões de entrevistas e outras pautas exclusivas.

Além de reunir contatos de maneira direta, é comum que as assessorias de imprensa contratem uma plataforma de gestão especializada, que contam com mailings de imprensa amplos e atualizados. Esses sistemas também costumam fornecer métricas interessantes, como taxas de abertura do release enviado, fotos baixadas etc. Por essas mesmas plataformas os releases são distribuídos para a imprensa.

Contato com os jornalistas

O contato entre os assessores de imprensa e os jornalistas deve ser eficaz e produtivo para os dois lados. Nesse sentido, é importante apresentar um material relevante e bem apurado para os profissionais certos, de acordo com o conteúdo de cada pauta, direcionando os releases de maneira precisa para que eles sejam bem recebidos.

Vale destacar que se deve manter um equilíbrio na frequência do contato com os jornalistas, enviando releases apenas quando forem de fato relevantes. É importante não ser o assessor responsável por encher as caixas de entrada de e-mails com conteúdos de pouca importância, o que pode fazer com que as mensagens sejam ignoradas ou bloqueadas. Para evitar esse tipo de situação, elaborar um bom mailing segmentado é essencial.

Foto: Muhammad Ribkhan from Pixabay