Assessoria de imprensa para hotéis e pousadas: atraindo hóspedes e construindo reputação

Atualmente, o Brasil conta com mais de 10 mil empreendimentos hoteleiros, segundo a pesquisa Hotelaria em Números 2023 da JLL. Para se destacar nesse mercado tão concorrido, hotéis, resorts e pousadas podem usar os serviços de uma assessoria de imprensa especializada, que vai ajudar esses clientes a construir uma boa reputação por meio de ações de comunicação estratégicas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Patrícia Chemin

8/26/20242 min ler

Assessoria de imprensa para hotéis e pousadas: atraindo hóspedes e construindo reputação

Atualmente, o Brasil conta com mais de 10 mil empreendimentos hoteleiros, segundo a pesquisa Hotelaria em Números 2023 da JLL. Para se destacar nesse mercado tão concorrido, hotéis, resorts e pousadas podem usar os serviços de uma assessoria de imprensa especializada, que vai ajudar esses clientes a construir uma boa reputação por meio de ações de comunicação estratégicas.

A assessoria de imprensa vai difundir os serviços, os diferenciais, as novidades e a marca do empreedimento hoteleiro em questão em veículos jornalísticos de credibilidade. Mesmo pequenas pousadas passam a ganhar mais visibilidade em meio a um oceano de informações. É constatado o aumento das buscas pelo hotel, do número de visitantes a suas plataformas e, consequentemente, o aumento das vendas.

Estratégias da assessoria de imprensa para hotéis

Para alcançar esses objetivos, a assessoria de imprensa para hotéis trabalha com uma série de estratégias, como:

- Criação de mailings segmentados;

- Construção de um bom relacionamento com os jornalistas;

- Identificação e desenvolvimento de pautas relevantes e que vão de encontro aos interesses do cliente;

- Organização de press trips (viagens com grupos de jornalistas para conhecer o cliente in loco) ou viagens individuais de veículos estratégicos;

- Organização de eventos para anunciar novidades do cliente;

- Intermediação de entrevistas, ajudando o porta-voz da empresa no relacionamento com a imprensa;

- Gestão de crises, preservando a boa reputação do cliente;

Elaboração do clipping, um relatório com todas as publicações realizadas a partir do trabalho da assessoria de imprensa

Por que contratar uma assessoria de imprensa especializada

É um fato que os serviços de assessoria ajudam a alavancar negócios, fortalecer marcas e agregar valor, além de conquistar novos clientes. Uma boa assessoria de imprensa leva conteúdos de qualidade à imprensa, capazes de conciliar os interesses tanto do cliente quanto do jornalista.

O intuito é a geração de mídia espontânea, que são publicações não pagas e informativas em jornais, revistas, programas de rádio e TV e sites. Ao ser associado a veículos jornalísticos de credibilidade, o hotel ou a pousada consegue conquistar mais hóspedes, criar uma imagem forte e aumentar o engajamento.

Especialista neste tipo de trabalho, a Assimptur atua há mais de 30 anos no mercado de comunicação como uma assessoria de imprensa totalmente focada nos segmentos de turismo e hotelaria, atendendo hotéis, pousadas, resorts, atrativos turísticos, agências, operadoras, roteiros e consórcios turísticos, prefeituras e órgãos públicos.

Foto: ming dai por Pixabay

Texto: Patrícia Chemin