Assessoria de imprensa no turismo: as diferentes estratégias de comunicação
Diversos empreendimentos turísticos e órgãos do turismo podem se beneficiar com o trabalho de uma assessoria de imprensa especializada. São hotéis, resorts, pousadas, restaurantes, destinos, parques e atrações, companhias aéreas, companhias de cruzeiros e agências de viagem, só para citar alguns exemplos.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Patricia Chemin
1/28/20252 min ler


Assessoria de imprensa no turismo: as diferentes estratégias de comunicação
Diversos empreendimentos turísticos e órgãos do turismo podem se beneficiar com o trabalho de uma assessoria de imprensa especializada. São hotéis, resorts, pousadas, restaurantes, destinos, parques e atrações, companhias aéreas, companhias de cruzeiros e agências de viagem, só para citar alguns exemplos.
Um bom trabalho de uma assessoria de imprensa especializada em turismo pode render ótimos frutos para o cliente que contrata o serviço. Por exemplo, um atrativo turístico melhora sua reputação e fica mais conhecido entre seu público-alvo ao aparecer na mídia e passa a receber um número maior de visitantes.
Ao iniciar um trabalho com um novo cliente deste setor, é necessário ter em mente se é um cliente grande, como o escritório oficial de turismo de um país, ou pequeno, como uma pousada em uma cidade do interior.
A seguir, cabe ao assessor de imprensa identificar os diferenciais e as forças desse cliente. Por exemplo, um hotel de perfil mais corporativo pode não ter uma grande estrutura de lazer, mas se destaca em questão de localização e serviços. Para isso, o assessor deve conhecer a fundo o cliente, de preferência in loco, mas também em conversas e reuniões com os representantes desses empreendimentos.
A partir destas informações básicas, é possível criar as estratégias mais adequadas de comunicação para cada cliente específico. Conheça abaixo algumas das mais utilizadas no turismo:
Releases
Uma das ações mais essenciais é a elaboração de releases, que seguem como a forma mais assertiva de comunicação de uma assessoria de imprensa, criando a chamada mídia espontânea. As pautas podem ser tanto frias, como um texto descritivo de um resort, quanto mais quentes, como a divulgação de um evento especial ou pacote de viagem.
A periodicidade destes releases também vai depender das necessidades do cliente e do tamanho do mesmo. Não adianta disparar com frequência releases de clientes pequenos, pois os assuntos se tornam redundantes e podem “cansar” os jornalistas, criando resultados indesejados.
Eventos
Além da participação em feiras e eventos do setor de turismo, o assessor de imprensa também pode organizar eventos específicos de seu cliente com a participação de jornalistas e outros formadores de opinião, desde um café da manhã informal a uma coletiva de imprensa. Assim, é possível divulgar novidades e estabelecer um bom contato entre o cliente e a mídia.
Press trips
Press trip é uma viagem organizada para jornalistas, planejada para que esses profissionais possam conhecer o cliente em questão in loco. Desta forma, os jornalistas vão adquirir um conhecimento muito mais profundo do cliente e poderão produzir conteúdos exclusivos com propriedade. Press trips geram ótimos resultados para o cliente, como matérias com destaque em veículos online e impressos, matérias em vídeo para TV ou internet e ampla cobertura nas redes sociais.
Branded contents
Branded contents são os conteúdos pagos, a compra de um espaço editorial em um veículo da imprensa. Diferente de um anúncio, o branded content é escrito com uma linguagem jornalística, dentro do padrão do veículo em questão.
Entrevistas
O assessor de imprensa pode intermediar o contato entre jornalistas e fontes para suas matérias, que podem ser algum porta-voz do cliente.
Sugestão de pautas exclusivas
Além do disparo comum de releases, que são encaminhados para diversos jornalistas, o assessor pode desenvolver pautas exclusivas sobre o cliente para veículos específicos.
Foto por: Karolina Grabowska from Pixabay