Assessoria de imprensa e a importância das press trips

A assessoria de imprensa usa de diversos recursos para “emplacar” o cliente na mídia, como divulgação de releases, realização de eventos, entrevistas e mais, de acordo com um planejamento estratégico. Quando o cliente faz parte do setor de turismo, há ainda um tipo de ação de extrema importância que pode e deve ser realizada: a press trip.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Patricia Chemin

10/10/20242 min ler

Assessoria de imprensa e a importância das press trips

A assessoria de imprensa usa de diversos recursos para “emplacar” o cliente na mídia, como divulgação de releases, realização de eventos, entrevistas e mais, de acordo com um planejamento estratégico. Quando o cliente faz parte do setor de turismo, há ainda um tipo de ação de extrema importância que pode e deve ser realizada: a press trip.

O que é uma press trip

Press trip é uma viagem organizada para jornalistas, planejada para que esses formadores de opinião possam conhecer o cliente em questão in loco, seja ele um destino, um hotel ou um atrativo, como um parque temático ou aquático.

Pode ser apenas uma visita simples, no formato bate e volta, ou uma viagem completa de vários dias, que contempla um roteiro bem estruturado e uma experiência completa.

Dessa forma, os jornalistas vão adquirir um conhecimento muito mais profundo do cliente, graças a essa vivência, e poderão produzir conteúdos exclusivos com muito mais propriedade, o que é bem diferente de apenas reproduzir um release já pronto.

Produção de conteúdo

A press trip é um importante canal para produção de mídia espontânea, pois o jornalista convidado, ao conhecer aquele local, consegue ter uma experiência imersiva de fato.

Press trips geram ótimos resultados para o cliente, como matérias com destaque em veículos online e impressos, matérias em vídeo para TV ou internet e ampla cobertura nas redes sociais.

Papel da assessoria de imprensa

A organização de uma press trip parte da assessoria de imprensa, que, através de um bom relacionamento com a mídia, pode indicar os veículos e os profissionais mais adequados para compor o grupo da viagem em questão, sempre em alinhamento aos interesses do cliente.

O assessor de imprensa organiza os convites e acompanha o grupo antes, durante e depois da viagem, sendo um intermediário importante no momento de esclarecer dúvidas dos jornalistas, solucionar possíveis problemas e divulgar as informações corretas referentes ao cliente, incluindo a formatação de um press kit com imagens e vídeos de divulgação e releases.

Todo esse planejamento, com a elaboração de um roteiro completo, é feito com a participação ativa do cliente, que entra com a parte do investimento financeiro, o que inclui reservas em hotel e restaurantes, ingressos para atrações, compra de passagens aéreas quando necessário, entre outros itens.

Foto: Lukas_Rychvalsky por Pixabay

Texto: Patricia Chemin