Assessoria de imprensa: a importância além dos momentos de crise

Muitas empresas acreditam que a assessoria de imprensa só é de fato necessária em momentos de crise, quando a marca em questão está sofrendo com problemas de imagem e reputação. Porém, um bom trabalho de comunicação exige que a assessoria de imprensa atue muito antes disso.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Patricia Chemin

9/29/20252 min ler

Assessoria de imprensa: a importância além dos momentos de crise

Muitas empresas acreditam que a assessoria de imprensa só é de fato necessária em momentos de crise, quando a marca em questão está sofrendo com problemas de imagem e reputação. Porém, um bom trabalho de comunicação exige que a assessoria de imprensa atue muito antes disso.

Por que a assessoria de imprensa é necessária?

Empresas que querem investir em comunicação estratégica, mídia espontânea e uma boa relação com a imprensa devem contratar os serviços de uma assessoria de imprensa mesmo que não estejam passando por uma crise de imagem. Desta forma, é possível fortalecer a marca e ampliar a sua visibilidade de forma consistente em veículos de credibilidade, de modo a reduzir os efeitos negativos de crises que possam ocorrer.

Por meio de divulgação de releases, promoção de eventos e press trips, intermediação de entrevistas, produção de branded contents e outros recursos, o assessor de imprensa trabalha para inserir o cliente na mídia em geral de uma maneira contínua, contribuindo assim para melhorar a reputação da empresa perante o público.

Ao aparecer com frequência na imprensa, o cliente ganha credibilidade dentro do seu segmento de atuação e até mesmo maior visibilidade em motores de busca e redes sociais. A reputação de uma marca não é construída de um dia para o outro, mas sim exige o investimento em um trabalho contínuo, que é muito mais simples de ser feito em momentos sem crises.

Trabalho estratégico

O maior foco da assessoria de imprensa é a produção de mídia espontânea, ou seja, conteúdo que não é pago, geralmente composto de matérias jornalísticas. Este tipo de conteúdo é percebido pelo público como mais legítimo do que uma publicidade paga, já que é um reconhecimento real de terceiros do valor daquela marca.

A assessoria de imprensa identifica no cliente boas histórias e pautas atrativas para a imprensa, e a melhor maneira de comunicá-las. Além disso, já contar com os serviços de uma assessoria de imprensa garante que sua empresa estará preparada sempre que for necessário comunicar alguma novidade ou resolver alguma crise de imagem.

Assim, a marca já estará bem posicionada e com um bom relacionamento construído com a imprensa. Ter uma assessoria de imprensa é contar com os serviços de profissionais especializados que sabem como abordar os veículos midiáticos da melhor maneira possível, com resultados positivos para o cliente. É necessário comunicar de forma bem planejada, e não apenas reagir a momentos de crise.

Foto: Mudassar Iqbal from Pixabay