A importância das Mídias Espontâneas

Mídia espontânea é o espaço conquistado por diversas marcas em veículos ou canais de comunicação de terceiros sem que haja recompensa financeira. É normalmente o resultado dos esforços dos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa.

MÍDIA ESPONTÂNEA

Cláudio Oliva

7/8/20242 min ler

person using both laptop and smartphone
person using both laptop and smartphone

Mídia espontânea é o espaço conquistado por diversas marcas em veículos ou canais de comunicação de terceiros sem que haja recompensa financeira. É normalmente o resultado dos esforços dos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa.

O formato clássico de mídia espontânea é a menção positiva de uma marca em veículos de comunicação. Por exemplo, o vídeo abaixo mostra que a reportagem no Westin Porto de Galinhas e do destino de mesmo nome na TV Cultura, no Programa Giro Brasil, ou o destaque dado pelo Hora 1 da Rede Globo sobre o inverno paraibano, em cidades da região denominada Brejo.

Perceba que a cobertura teve teor jornalístico. É justamente esta a característica central da mídia espontânea.

Nos vídeos, houve destaque para o Resort All Inclusive e o destino de Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco e no outro, importante cobertura sobre o inverno e as cidades que compõe o Brejo Paraibano.

Outro exemplo é a matéria em sua versão impressa quanto em sua versão online. Publicada no Jornal a Manhã de Marília sobre Monte Verde

A importância das Mídias Espontâneas

Mídia espontânea ampliada


As menções em jornais, revistas e TVs é a forma clássica de mídia espontânea. Nos anos 2000, porém, a atenção de assessores e Relações Públicas se estendeu para veículos menores, como sites especializados, com públicos menores que os da grande mídia mas altamente segmentados.

De 2014 em diante, a popularização das redes sociais fez crescer primeiro nos Estados Unidos, e depois no mundo todo, o Marketingf de Influência. Isso agora conduz os times de comunicação a buscar relacionamento não apenas com jornalistas, mas também com influenciadores. Esse novo modelo de comunicador, precisa ser conduzido de maneira muito particular e profissional. É papel preponderante da Assessoria de Imprensa, escolher com critério o influenciador a ser convidado para uma ação.

Essa expansão do conceito de mídia espontânea para o ambiente digital ampliou também os benefícios esperados pelas empresas. O site SEO já define a mídia espontânea não apenas como a menção em veículos, mas também como “receber reviews positivos e recomendações fervorosas.

A atribuição de notas a um produto ou serviço em sites que reúnem experiências de consumidores como forma de analisar um produto tem de ser feita com muito critério, pois como o turismo, as viagens e a hotelaria são produtos intangíveis, a experiência é a palavra de ordem nesse conceito.

Visitar o Caribe em temporada de furação pode ser um desastre para a imagem do destino, bem como visitar Manaus. Belém e Macapá na época das chuvas fortes, o que pode impossibilitar uma grande experiência.

Outro exemplo é viajar para ver a Aurora Boreal, no pior período, ou visitar o litoral sul da Bahia para ver baleias, entre dezembro e maio, onde não poderão ser vistas. Experiências frustradas causam impacto negativo.

Consulte a Assimptur e veja com mais detalhes a importância das Mídias Espontâneas, principal produto de uma verdadeira Assessoria de Imprensa;

claudio@assimptur.com.br

Por Cláudio Oliva